“O esplendor das coisas”: o diário como memória do presente na Moscou de Walter Benjamin

Márcio Seligmann-Silva

O trabalho parte de uma crítica a um ensaio recente de Philippe Lejeune, no qual ele define o diário como “antificção”. Mostra-se que não é possível se travar o que pode ser denominado de processo de ficcionalização, inerente a toda narrativa. Aponta-se para o fato de que desde o romantismo, mais e mais essa escritaespelho da autoescritura – sobretudo do diário – é performatizada. Para estudar a exuberância e a complexidade do diário, o trabalho apresenta uma análise do Diário de Moscou de Walter Benjamin, escrito no inverno de 1926-1927. Esse texto é apresentado como um verdadeiro ponto de partida para o trabalho das Passagens, que Benjamin realizou a partir de 1927. Mostra-se também a presença no texto de um trabalho “fisiognômico”, que busca fazer uma topografia de constelações “coisais”, tal como indica a expressão “O esplendor das coisas”, que Benjamin encontrou nos escritos de Siegfried Kracauer sobre Paris.

Palavras-chave: diário; autoescritura; Walter Benjamin; escrita performática.


The work begins with a critic of a recent publication of Philippe Lejeune, where he defines the diary as “antifiction”. The present article argues that it is not possible to retain what we can call a fictionalization process, that is part of any narrative. It is recalled that since Romanticism, this mirror-writing of the self-writing – specially the diary – has been more and more performatized. Aiming the study of the boldness and complexity of the diary as a literary form, the work presents an analysis of Walter Benjamin’s Moscow diary, writen during the 1926-1927 Winter. This diary is presented as the departing point of Benjamin’s Arcades Project, which he began to write in 1927. The article also puts in evidence the “physiognomic” work that acts inside Benjamins’Diary. This diary aims to delineate a topography of a constelation of “things”, as sugested in Siegfried Kracauer’s expression, quoted by Benjamin, “Glanz über den Affairen” (from his “Pariser Beobachtungen”).

Keywords: diary; self-writing; Walter Benjamin; performatic writing.