submissao

Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa

Colaborações

1. A revista Escritos se propõe a servir de meio para a circulação das ideias e debates acadêmicos que fazem parte do âmbito de interesses de pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa, privilegiando trabalhos que promovam discussões abrangentes e de profundidade sobre temas complexos, sem se fechar para as produções de caráter mais monográfico.

2. Para tanto, além do lançamento periódico de dossiês temáticos, recebemos colaborações em fluxo contínuo de matérias variadas, cobrindo, essencialmente, os campos referentes às ciências humanas e sociais, com particular interesse por aquelas que mantenham diálogo com a produção desenvolvida na Casa.

3. Os textos, que podem ser apresentados na forma de artigos ou resenhas de livros, devem ser inéditos e serão submetidos ao Conselho Editorial da revista, para verificar sua adequação à linha editorial do periódico e, em caso positivo, enviados a pareceristas externos.

4. Todo trabalho deverá ser acompanhado por uma lista de até seis palavras-chave e de um resumo de no máximo 10 (dez) linhas em português e em inglês. Deverão ser igualmente encaminhados os dados sobre o autor (filiação institucional, mais alto grau de formação, principais publicações e contatos). Artigos devem ter de 35.000 a 75.000 caracteres com espaço; resenhas, de 5.000 a 20.000.

5. Imagens não devem vir no arquivo de texto, mas em arquivo de imagem separado, indicando-se no texto o local de sua inserção. Elas devem ser produzidas em algum dos formatos gráficos mais habituais (.jpg ou .tif), com resolução mínima de 300 dpi.

6. As referências bibliográficas devem ser em notas de rodapé e devem seguir as normas editoriais da FCRB. Na primeira ocorrência, a referência deve ser completa; a partir da segunda vez que um determinado texto é citado, na nota devem constar apenas o nome, prenome, título e página. Em caso de haver citações seguidas da mesma fonte, usa-se o “Ibid.”, desse modo, abreviado e redondo.Exemplos:

LUSTOSA, Isabel. Brasil pelo método confuso: humor e boemia em Mendes Fradique. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993. p. 67.
    (A partir da 2ª citação) LUSTOSA, Isabel. Brasil pelo método confuso. p. 63.
    (Citação seguida) Ibid., p. 65.

AGUILAR, Gonzalo. O olhar excedido. In: SÜSSEKIND, Flora; GUIMARÃES, Júlio Castañon (Org.). Sobre Augusto de Campos. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa: 7Letras, 2004. p. 37.

JOUTARD, Philippe. Reconciliar história e memória. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 1, n. 1, p. 223, 2007.

ANDRADE, Pedro Duarte de. História como forma de arte. O Globo, Rio de Janeiro, ano 82, n. 26.920, 21 abr. 2007. Prosa & Verso, p. 5.

LOPES, Antonio Herculano. The jaguar’s leap: musical theater in Rio de Janeiro 1900-1922. Nova York, 2000. Tese (Doutorado em Estudos de Performance) – Department of Performance Studies, New York University. p. 138.

MATTOS, Carlos Alberto de. Com uma certa desconfiança. Disponível em: http://www.criticos.com.br/new/artigos/critica_interna.asp?artigo=1295. Acesso em: 11 out. 2007.

7. Caso não encontre aqui o tipo de referência adequado ou ainda persistam dúvidas, consulte as normas editoriais da Fundação Casa de Rui Barbosa.

8. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas do corpo do texto, sem aspas, com recuo maior que o de um parágrafo. As citações com menos de três linhas devem vir no corpo do texto, entre aspas duplas.

9. O autor deverá preencher e assinar o modelo de cessão de direitos e enviar para:

Revista Escritos
Fundação Casa de Rui Barbosa
Serviço de Editoração
Rua São Clemente, 134 – Botafogo
22260-000 Rio de Janeiro/RJ

10. Para mais informações, escreva para escritos@rb.gov.br.

11. Os artigos ou resenhas e seus eventuais anexos devem ser enviados para escritos@rb.gov.br.