Poderes da afetividade: A destituição do sujeito e o seu potencial de resistência
Florencia Garramuño
Alguns exemplos recentes de poesia argentina e brasileira podem servir para explorarmos formas da resistência visíveis na arte mais contemporânea que pareceriam já não depender de uma base fundacional, mas, muito pelo contrário, se ancorar precisamente numa destituição estendida do sujeito que, no entanto, não supõe a desaparição do sujeito, mas apenas a claudicação do seu poder soberano. Este trabalho visa pensar as ferramentas teóricas necessárias para descrever essas novas formas da resistência e suas conseqüências mais imediatas para um pensamento sobre a estética contemporânea a partir de uma leitura de O roubo do silêncio, de Marcos Siscar, e Punctum, de Martín Gambarotta.
Palavras-chave: poesia brasileira; poesia argentina; Marcos Siscar; Martín Gambarotta.
Some recent examples in Brazilian and Argentinian poetry can be useful to demonstrate forms of resistance in the most contemporary art which seem to be based not on a foundational idea, but on an extended destitution of the subject. This doesn’t imply the subject’s erasure, but that its sovereign power is faltering. This essay aims at thinking about the necessary theoretical tools to describe these new forms of resistance and their most immediate impact on a reflexion on contemporary esthetics. This is accomplished through a reading of Marcos Siscar’s O roubo do silêncio [Stealing silence] and Martín Gambarotta’s Punctum.
Keywords: Brazilian poetry; Argentinian poetry; Marcos Siscar; Martín Gambarotta.