Salas de cinema em São Paulo nos anos 1920: diferenciação social e gênero no imaginário crítico

Sheila Schvarzman

Ao abordar o imaginário sobre as salas de cinema em São Paulo por meio das críticas de Otávio Gabus Mendes publicadas em ParaTodos e Cinearte entre 1925 e 1929, o artigo observa as formas de frequentação e exibição cinematográfica em São Paulo nos anos 1920 relacionadas aos ideais do crítico sobre o cinema e o cinema brasileiro em particular, evidenciando o lugar reservado às mulheres e às classes subalternas.

Palavras-chave: cinema brasileiro; exibição cinematográfica; anos 1920; gênero; Otávio Gabus Mendes; História do Brasil Contemporâneo.


By approaching the imaginary of movie theaters in São Paulo through the critical work of Otávio Gabus Mendes published in ParaTodos and Cinearte between 1925 and 1929, the article observes the ways of exhibiting and attending to cinema in the São Paulo of the 1920’s, relating it to the the critic’s ideal about cinema, in general, and Brazilian cinema, particularly, highlighting the place reserved to women and subaltern classes.

Keywords: Brazilian cinema; cinematographic exhibition; 1920’s; gender; Otávio Gabus Mendes; Brazil contemporary history.