O joelho de Sarah Bernhardt: negociando a “respeitabilidade” feminina no palco carioca, 1880-19101
James N. Green
Este artigo enfoca duas atrizes: a francesa Sarah Bernhardt, que se apresentou nos palcos do Rio de Janeiro duas vezes, durante o Segundo Reinado, e uma vez, durante a República, e a brasileira Cinira Polonio, artista famosa e empresária importante da Belle Époque carioca. Elas atuaram no teatro em um período de transição, no que diz respeito à inserção do sexo feminino nesse meio, e simbolizaram a “Nova Mulher” – termo muito em voga nos anos de 1890. Elas representaram e refletiram conflitos e questões sobre gênero e sobre o comportamento recomendado para as altas sociedades carioca e francesa. As suas experiências foram distintas das de suas empregadas, de costureiras e das atendentes que as serviam. No entanto, ao examinar as maneiras como essas duas mulheres negociaram as mudanças significativas de gênero nesse período, podemos entender como essas mudanças afetaram pessoas de outras classes sociais.
Palavras-chave: Sarah Bernhardt; Cinira Polonio; gênero; mulheres; atrizes; teatro no Rio de Janeiro.
This article focuses on two actresses: Sarah Bernhardt, who appeared in plays on the stage in Rio de Janeiro in two visits during the Empire and once during the Republic, and Cinira Polonio, a famous actress and important businesswoman during the Belle Époque. They worked in theater during a transition period for the female sex and symbolized the “New Woman”, a term in vogue during the 1890s. They represented and reflected conflicts and questions about gender and behavior expected by Carioca and French high society. Their experiences were different from their maids, dress designers and those who served them. Nevertheless, in examining the ways that these two women negotiated the transformation of gender in this period, we can understand how these changes affected other social classes.
Keywords: Sarah Bernhardt; Cinira Polonio; gender; women; actresses; theater in Rio de Janeiro.