Contrastes da vida moderna: os loucos anos 1920 no Rio de Janeiro

Marcia Taborda

Em fins dos anos 1920, surgiu uma novidade no ambiente cultural do Rio de Janeiro que ecoou nas principais capitais brasileiras: jovens senhoritas da sociedade dedicaram-se ao violão, levando a público um repertório de canções típicas brasileiras. Essa atitude, em tudo afinada às mudanças exigidas pela sociedade moderna sob a ideia de progresso, viria englobar a união de duas tendências que marcaram fortemente o modernismo brasileiro; por um lado representava a retomada da linha nacionalista e regionalista e por outro consagrava a manifestação de cosmopolitismo simbolizada pela atuação de mulheres jovens, bonitas e independentes no cenário cultural carioca.

Palavras-chave: Rio de Janeiro; modernismo; cultura; sociedade; violão; música popular.


In the late 20s, a new movement in the cultural environment of Rio de Janeiro spread to other major Brazilian cities: young ladies of society dedicated themselves to the guitar, bringing to the audiences a repertoire of typical Brazilian songs. This trend reflected the changes taking place at that time in the so called modern progressive society, for the first time we saw the fusion of two tendencies that have shaped Brazilian modernism; on one hand it reconnected with regional styles; on the other, it celebrated the urban movement symbolized by the performance of young, beautiful and independent women in the cultural scene of Rio de Janeiro.

Keywords: Rio de Janeiro; modernism; culture; society; brazilian guitar; popular music.