A subjetividade e a estética pictórica de Bachelard

Ana Christina Vieira Zarco Câmara

O presente artigo aborda a temática da subjetividade na estética dos elementos desenvolvida de forma fragmentada pelo filósofo francês Gaston Bachelard, com especial atenção às suas análises pictóricas. Nosso objetivo é demonstrar como tais investigações bachelardianas no campo da arte desvelam uma dimensão ontológico-existencial, protagonizada pela subjetividade do homem e seus contágios com a matéria do cosmos. Nessa perspectiva, a obra de arte se revela como um medium que possibilita um reencontro entre o homem e a natureza, numa instância pré-cognitiva, mais originária.

Palavras-chave: subjetividade; pintura; filosofia da arte; Bachelard; ontologia; alquimia.


This article concerns the subjectivity in the elemental aesthetics created, in a fragmental way, by the french philosopher Gaston Bachelard, giving special attention to his pictorial analyses. Our objective is to demonstrate how the bachelardian investigations in the art field unveil an ontological-existential dimension, main interpreted by man’s subjectivity and their contagions with the matter of cosmos. In this perspective, the work of art reveals itself as a medium which makes possible a re-establishment between man and nature in a pre-cognitive, and more original, instance.

Keywords: subjectivity; painting; philosophy of art; Bachelard; ontology; alchemy.