Da separação entre “meios técnicos” e “volição artística”, e de seus desdobramentos na sociologia da música de Max Weber

Gabriel S. S. Lima Rezende

Este artigo discute alguns desdobramentos do tema “razão e subjetividade nas ciências e nas artes” na sociologia da música de Max Weber. Tal discussão se desenvolve em três momentos. Inicialmente, são abordadas as relações entre razão e subjetividade no plano da proposta metodológica apresentada por Weber para o estudo das artes. Em seguida, é investigada a dinâmica entre racionalização e subjetivação que pode ser depreendida da leitura do estudo weberiano sobre música a partir da caracterização das figuras do virtuose e do compositor. Finalmente, as reflexões apresentadas são reunidas para trazer à tona um vínculo mais profundo entre método e investigação substantiva na sociologia da música de Weber.

Palavras-chave: Max Weber; sociologia da música; meios técnicos; volição artística.


This paper discusses some developments of the subject of “reason and subjectivity in the sciences and the arts” in the sociology of music of Max Weber. Such discussion is presented in three stages. First of all, it addresses the relationships between reason and subjectivity in terms of the methodological proposal presented by Weber for the study of the arts. Then, it investigates the dynamics between rationalization and subjectivation that can be deduced from the weberian study of music from the characterization of the figures of the virtuoso and the composer. Finally, the reflections presented are gathered to bring to surface a deeper link between method and substantive research in Weber’s sociology of music.

Keywords: Max Weber; sociology of music; technical means; artistic volition.