Um público para a literatura oitocentista no Brasil: o exemplo dos emigrantes portugueses do Rio de Janeiro em 1860

Alexandro Henrique Paixão

Este artigo é uma exposição esquemática e parcial de uma pesquisa sobre os elementos constitutivos para o estudo do público literário no Segundo Reinado brasileiro. O objetivo aqui é apresentar alguns resultados do trabalho tendo como ponto de partida um problema sociológico: a despeito de um quadro de debilidade cultural que existiu no Brasil Império, como o analfabetismo e a falta de meios de comunicação e difusão, por exemplo, tivemos experiências privadas centradas em formas de sociabilidade próprias que deram origem à formação de públicos consumidores de literatura. Houve, portanto, para além dos círculos dirigentes do Império, onde as condições para a constituição de públicos eram mais propícias, espaços privados em que se constituiu um público consumidor e que precisa ser caracterizado: trata-se do público do Gabinete Português de Leitura, que será estudado de 1861 até 1870 no Rio de Janeiro.

Palavras-chave: público; gosto literário; Gabinete Português de Leitura; emigrantes portugueses; classe caixeiral.


This article is a schematic and partial exposure of some research results on the constitutive elements for the study of the literary public in Brazil, during the realm of Pedro II. The research had as a starting sociological problem the fact that, despite the frailty of the cultural life – characterized, for instance, by high levels of illiteracy and the lack of media and broadcasting –, private experiences developed specific forms of sociability which gave rise to the formation of literary consumers. Hence, a literary public was constituted in private spaces, out of the ruling circles of the Empire where the conditions for its formation would be more favorable. This article specifically focuses on the public of the Gabinete Português de Leitura in Rio de Janeiro, from 1861 to 1870.

Keywords: public; literary taste; Gabinete Português de Leitura; Portuguese emigrants; classe caixeral [sales people].