A Biblioteca dos Jovens Brasileiros: do caráter didático da literatura infantil aos usos dos livros pelas crianças no início do século XX

Patrícia Santos Hansen

Este trabalho analisa os títulos da coleção Biblioteca dos Jovens Brasileiros da editora Francisco Alves que começaram a ser publicados na primeira década do século XX. O objetivo é questionar algumas das características que frequentemente são atribuídas à literatura infantil do período e que em geral servem para desqualificar esta produção. A estratégia será a de confrontar aspectos textuais e extratextuais dos livros, pondo em evidência o papel que elementos gráficos, materiais e estéticos resultantes de decisões alheias aos autores podem vir a cumprir no sentido de induzir diferentes usos dos textos por meio das relações que os leitores estabelecem com os livros.

Palavras-chave: literatura infantil; história do livro; Biblioteca dos Jovens Brasileiros; Francisco Alves.


This paper analyzes the books of the collection Biblioteca dos Jovens Brasileiros (Library for Young Brazilians) designed by the editor Francisco Alves, which began to be published in the first decade of the 20th century. We intend to question some features often attributed to children’s literature of this time, generally used to disqualify it. The strategy will be to confront textual and extra-textual aspects of these books, highlighting the role that graphic, material, and aesthetic components resulting from editorial decisions can play in inducing different uses of the texts by the relationships they establish between the readers and the books.

Keywords: children’s literature; history of books; Biblioteca dos Jovens Brasileiros; Francisco Alves.