Comércio de livros: livreiros, livrarias e impressos

Tânia Bessone

Livreiros, tipógrafos e editores tiveram um papel fundamental na ampliação e divulgação dos impressos, fossem eles livros eruditos, escolares ou almanaques. O Brasil, depois da instalação da Impressão Régia em 1808, tornou-se um polo de interesse comercial para livreiros procedentes de Portugal, França e outros países europeus, o que permitiu a consolidação dos primeiros comerciantes locais. Este comércio de impressos, com destaque para alguns livreiros representativos do período, é objeto de estudo deste texto. Os caminhos abertos por diversos profissionais que precocemente perceberam o potencial do Brasil permitiram o surgimento de livrarias, tipografias e editoras na cidade do Rio de Janeiro. Porém, por muito tempo a historiografia afirmou que a ausência de leitores transformava o Brasil em um país com pouco interesse no comércio transatlântico dos impressos.

Palavras-chave: comércio de impressos; livreiros e livrarias; Rio de Janeiro no século XIX.


Booksellers, printers and publishers had a key role in the expansion and dissemination of printed matter, whether scholarly books, school books or almanacs. After the installation of the Royal Printing in 1808, Brazil became a center of commercial interest to booksellers coming from Portugal and France, which allowed the consolidation of the first local traders. This trade in print, with emphasis on some booksellers representative of the period, is the object of study of this text. The paths opened by many European colleagues that realized early the potential of Brazil, allowed for the emergence of booksellers, printers and publishers in cities like Rio de Janeiro, even though, for a long time, historiography stated that the lack of readers would make Brazil a country with little interest in transatlantic trade of printing..

Keywords: trade in print; booksellers and bookstores; Rio de Janeiro in the nineteenth century.