Mário de Andrade, Arthur Rimbaud
Marcos Antonio de Moraes
O nome do poeta francês Arthur Rimbaud (1854-1891) aparece em diversas oportunidades na obra do escritor modernista brasileiro Mário de Andrade (1893-1945). Este artigo pretende recuperar essas menções em ensaios, críticas, manuscritos inéditos e na correspondência mariodeandradiana, bem como observar o teor das anotações marginais deixadas pelo autor de Pauliceia desvairada em seu exemplar das Oeuvres de Rimbaud, atualmente conservado no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Busca também captar as fontes bibliográficas que embasaram as avaliações de Mário de Andrade em relação à produção do criador das Illuminations, tanto quanto compreender a complexa natureza de seus julgamentos críticos reunidos pela pesquisa.
Palavras-chave: Mário de Andrade; Arthur Rimbaud; marginalia; biblioteca de escritores.
The name of the French poet Arthur Rimbaud (1854-1891) appears several times in the work of Brazilian avant-garde writer Mário de Andrade (1893- 1945). This article seeks to recover those allusions in essays, reviews, unpublished manuscripts and Mariodeandradean correspondence, and to observe the content of the marginalia left by the author of Pauliceia desvairada in his volume of Rimbaud’s Oeuvres, currently preserved at Instituto de Estudos Brasileiros, at the University of São Paulo. It also attempts to assemble the bibliographic sources that were the basis for Mário de Andrade’s appreciation of the creator of Illuminations, as well as to understand the complex nature of his critical judgments collected by this survey.
Keywords: Mário de Andrade; Arthur Rimbaud; marginalia; writers’ library.