Do relato ao entalhe: o Áureo Trono Episcopal e um cadeirão de jacarandá

Angela Brandão

Este artigo sugere um sentido simbólico capaz de transformar um móvel de assento num monumento a ser ocupado pelo quarto bispo de Mariana e seus sucessores, tomando como ponto de partida as descrições da festa de instauração do bispado, publicadas em forma de crônica em 1749, com o título “Áureo Trono Episcopal”. Foi própria ao universo artístico setecentista a vinculação entre projetos artísticos realizados para festas e procissões – carros alegóricos, elementos decorativos, mascaradas, fantasias, decorações luminosas – e os projetos artísticos “feitos para durar”. É possível supor um propósito comum na concepção simbólica e formal do Trono Episcopal – como elemento para o cenário das festas de 1748 e também como peça de mobiliário (hoje no acervo do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana), realizado cerca de trinta anos depois.

Palavras-chave: Áureo Trono Episcopal; Antônio Francisco Lisboa; história do mobiliário brasileiro; dom Domingos da Encarnação Pontével.


This article suggests there is a symbolic meaning which can transform a chair into a monument to be used by the fourth bishop of Mariana (Minas Gerais, Brazil) and his successors. It takes as a starting point the accounts of the inauguration of the diocese, published in chronicle form in 1749, under the title of “Áureo Trono Episcopal” (“Golden Episcopal Throne”). The link between ephemeral artistic projects designed for celebrations and processions – such as floats, ornaments, masquerades, fancy dresses, decorative light – and lasting artistic projects, “made to remain”, is peculiar to the artistic universe of the eighteenth century. It is possible to suppose a common purpose in the symbolic and formal conception of the Bishop’s Throne as an element of the set for the 1748 celebrations. It is also possible to conceive that the material object – a piece of furniture (today in the collection of the Mariana Archdiocesan Museum of Sacred Art) manufactured thirty years later had a similar purpose.

Keywords: Golden Episcopal Throne; Bishop’s Throne; Antônio Francisco Lisboa; history of brazilian furniture; Dom Domingos da Encarnação Pontével.