Barro humano e a modernidade carioca

Gisele Larrubia Berbereia de Oliveira Vieira

O objetivo deste artigo foi investigar o cinema como produto da modernidade e sua repercussão na vida dos cariocas de finais da década de 1920. A pesquisa debateu sobre a disseminação, pelo cinema, de hábitos e costumes considerados “modernos” e analisou o enfoque da revista O Cruzeiro e Cinearte sobre o filme Barro humano como produto e produtor de modernidade. Os resultados mostram que as imagens modernas, elegidas pelo cinema e em especial em Barro humano, resultaram, consciente ou inconscientemente, para a memória cotidiana, na emergência de uma nova percepção de tempo e de novas experiências sociais. E que o grupo Cinearte destacou-se na contribuição para discussões de regras para área do cinema, assim como na mediação entre governo, produtores e público.

Palavras-chave: cinema; modernidade; Barro humano; O Cruzeiro; Cinearte.


The aim of this article was to investigate the cinema as a product of modernity and its repercussion on the lives of cariocas in the late 1920s. The research discussed the dissemination, by the cinema, of habits and customs considered “modern” and analyzed the focus of the magazines O Cruzeiro and Cinearte on the film Barro humano as a product and producer of modernity. The results show that the modern images chosen by cinema and in particular Barro humano, resulted, consciously or unconsciously, to the everyday memory, in the emergence of a new perception of time and new social experiences. Besides that, the group Cinearte stood out in contributing to discussions about rules for the field of cinema, as well as in mediating the relationship among government, producers and the public.

Keywords: cinema; modernity; Barro humano; O Cruzeiro; Cinearte.