A trilogia do retorno de Fernando Gabeira

Leopoldo Waizbort

O artigo propõe uma análise da trilogia do retorno de Fernando Gabeira (O que é isso, companheiro?, O crepúsculo do macho e Entradas e bandeiras), destacando o trabalho de memória e a escrita do trauma como elementos centrais na elaboração literária dessas obras. Durante o exílio, o narrar foi um modo de retornar ao Brasil e de preparar o retorno; uma vez de volta, o retorno se torna o motivo da narrativa: narrar para retornar e retornar para narrar compõe o arco secreto e estruturador da trilogia.

Palavras-chave: Gabeira; memória; trauma; testemunho.


This article proposes an analysis of Fernando Gabeira’s return trilogy (O que é isso, companheiro?, O crepúsculo do macho and Entradas e bandeiras). It underlines two points as the central elements in their literary composition: the way memory works and the writing of a trauma. During Gabeira’s exile, his writing was a way of both keeping open his possibility of returning to Brazil and preparing his coming back. Once in Brazil, his return became the leitmotiv of his narrative. Narrating to return and returning to narrate: this is Gabeira’s double- face writing strategy which structures the secret arch of his trilogy.

Keywords: Gabeira; memory; trauma; testimony.