Jonathas Abbott: arte, mecenato e colecionismo na Bahia no século XIX

Cláudia de Oliveira

Jonathas Abbott: arte, mecenato e colecionismo na Bahia no século XIX Cláudia de Oliveira Este artigo discute o contexto de formação da principal coleção de artes que compõe o atual Museu de Artes da Bahia, a coleção Jonathas Abbott, tomando como fonte de pesquisa um relato autobiográfico: o diário de viagem do autor à Europa, entre 1830 e 1832. Esta análise propõe uma reflexão sobre a construção da individualidade do colecionador Jonathas Abbott, entre 1816 e 1868, período que corresponde à sua trajetória de vida no Brasil, buscando compreender a essência estética da coleção e a natureza do gosto de Abbott. Nossa hipótese é que a construção da individualidade de Abbott, a formação de seu gosto e a natureza estética de sua coleção foram elementos conformadores do espírito da Galeria Abbott, que, portanto, expressa uma intenção tanto subjetiva como objetiva, um projeto de vida. A formação da coleção se relaciona à construção da própria individualidade de Abbott: jovem que chega à Bahia como um imigrante pobre e passa, através de um investimento em seu capital cultural e econômico, a ocupar um lugar social de destaque na sociedade baiana da segunda metade do século XIX.

Palavras-chave: arte; colecionismo; mecenato; Bahia; século XIX.


This article discusses the context of the formation of the main art collection that makes up the current Art Museum of Bahia, the Jonathas Abbott Collection, taking as a source of research an autobiographical text: the diary that he wrote in his trip to Europe between 1830 and 1832. This analysis proposes to reflect on Jonathas Abbott’s construction of self in the period between 1816 and 1868, which corresponds to his life in Brazil. It seeks to understand the collection’s aesthetic essence and the nature of Abbot’s taste. Our hypothesis is that Abbot’s construction of self, the formation of his taste, and the aesthetic nature of his collection conformed the Abbott Gallery, which therefore expresses both subjective and objective intentions, a life project. The formation of this collection is intrinsically related to Abbott’s construction of self: a young man who arrived in Bahia as a poor immigrant that invested in his own economic and cultural capital, and reached a place of prominence in 19th century Bahia society.

Keywords: art; collecting; patronage; Bahia; 19th century.