Entre a literatura e a história: a narrativa pós-moderna em José Saramago
Carlos Eduardo Louzada Madeira
A análise que aqui se propõe está concentrada no romance História do cerco de Lisboa (1989), de José Saramago. Partindo da teorização desenvolvida por Linda Hutcheon na sua Poética do pós-modernismo (1987), o presente trabalho está interessado nas estratégias utilizadas pelo escritor para relacionar a história com a literatura, detectando na obra citada os enlaces que se dão entre uma verdade dita objetiva, científica, e outra que em geral se entende como sendo primordialmente subjetiva, restrita ao domínio das artes. O livro de Saramago é rico e provocador, pertencendo a um período histórico-cultural que se habituou a contestar a fixidez de conceitos e que se nega a simplesmente avalizar e reeditar ideias e estruturas preconcebidas.
Palavras-chave: José Saramago; pós-modernismo; metaficção historiográfica; verdade; ciência; literatura.
The analysis here proposed is focused on José Saramago’s novel The history of the siege of Lisbon (1989). Starting with Linda Hutcheon’s theorization in A poetics of postmodernism (1987), this paper is interested in detecting and understanding the strategies used by the novelist to establish a relationship between history and literature, between a kind of truth normally accepted as objective, scientific, and another one that is usually understood as subjective, restricted to the world of arts. Saramago’s book is rich and provocative and belongs to a cultural and historical period used to challenged fixed concepts and denied the validity of preconceived structures and ideas.
Keywords: José Saramago; postmodernism; historiographic metafiction; truth; science; literature.